Linha Imobiliária

Para conseguir um resultado final que seja além de bonito, duradouro, o ideal é utilizar exatamente o tipo de tinta que cada superfície necessita. Para pintar as paredes internas, por exemplo, uma das mais recomendada é a tinta látex, que é feita à base d’água e além de secar rápido, não tem um cheiro forte. Já em ambientes externos e em cômodos da casa que têm contato direto com a umidade, o ideal é utilizar a tinta acrílica, que também é feita à base d’água, mas é mais resistente que a tinta látex e previne a proliferação de fungos. No caso de quem enjoou dos azulejos de cozinhas e banheiros, também existem tintas específicas que aderem bem a este material e não vão criar bolhas ou descascar com facilidade. Já para pintar madeiras e metais, a dica é apostar nos esmaltes sintéticos, feitos à base de solventes que precisam ser misturados ou dissolvidos antes da aplicação para que a aderência seja perfeita.

 

Além de todas essas, na Athenas Tintas você também pode encontrar tintas específicas para uso em pisos, tetos, rejuntes, gesso e drywall, portões e telhados. Junto das tintas específicas, na loja física da Athenas Tintas você também pode achar todos os acessórios como pincéis, rolos, bandejas, extensores, lixas e muitos outros que não ser utilizados no processo de pintura.

Não deixe de conferir cada um deles antes de finalizar sua compra de tintas!

Os diferentes tipos de tinta

A tinta látex ou PVA é o tipo de tinta mais comumente encontrado nos interiores das casas, até mesmo por ser um dos mais baratos do mercado. É uma tinta a base de água que pode ser encontrada apenas no acabamento fosco. Além disso, ela tem pouca resistência ao sol e não é resistente a água, por isso, esse produto não é adequado para áreas molhadas ou que possam receber chuva. Indicada, sobretudo, para pintura de teto ou paredes internas que não exigem frequente manutenção. Também pode ser usada em alvenaria, gesso e madeira, secando rapidamente e com pouco odor.

A tinta acrílica também é uma tinta a base de água e similar a tinta látex, inclusive com rápida secagem e pouco odor. Contudo, pode ser encontrada em 3 acabamentos diferentes – semibrilho, fosco e acetinado. A grande diferença desse tipo de tinta é sua composição com resinas acrílicas, proporcionando ao produto alta impermeabilidade, o que o torna eficaz para pintura de locais úmidos da sua casa, como a cozinha e banheiro e, também, para pinturas externas de forma geral, como alvenaria, gesso, cimentados, tijolo, entre outros materiais.

Outro tipo de tinta é a tinta esmalte, que pode ser a base de solvente ou de água, mas, normalmente, é um tipo de tinta não solúvel em água. A tinta esmalte a base de solvente apresenta forte odor e, geralmente, demora mais para secar, porém, ela é altamente resistente a ação de sol ou chuva. Por isso é indicada, principalmente, para áreas externas. A tinta esmalte pode ser encontrada também em três diferentes acabamentos – fosco, alto brilho ou acetinado.

A tinta epóxi não é solúvel em água. É uma tinta altamente resistente a ação do tempo e de produtos químicos e, por isso, possui aplicações específicas, sendo muito recomendada para pintura de áreas molhadas, pisos, azulejos e fibra de vidro. A tinta epóxi é um produto de aplicação difícil e requer certa técnica.

Já a tinta a óleo possui composto de ligamento oleoso, que pode oferecer um acabamento fosco ou brilhante. É um tipo de tinta impermeável, podendo ser usada em locais que exijam acabamento diferenciado, como móveis, portas e janelas madeira, ferro ou aço.

O verniz é indicado especificamente para materiais como a madeira, formando uma película protetora que protege a superfície da madeira da absorção de água. Os vernizes podem ser incolores ou pigmentados, que imitam as cores das madeiras. Existe ainda o stain, uma evolução a partir do verniz, indicado para superfícies de madeira expostos a sol e chuva. Além disso, ele torna a madeira hidro-repelente, o que a faz necessitar de menos manutenção.

Diferenças de acabamento

O tipo de acabamento fosco é indicado para paredes e tetos. Além de auxiliar a disfarçar imperfeições e pequenas ondulações nas paredes, também oferece possibilidade de retoques. É considerada uma ótima opção para paredes em tons escuros, pois proporcionam um aspecto aveludado e ainda escondem os defeitos, deixando a parede da sua casa muito bonita. O acabamento acetinado é indicado tanto para paredes, como para portas e rodapés. Esse tipo de acabamento oferece fácil limpeza e é uma ótima opção para espaços utilizados com frequência, como quartos e corredores. O acetinado proporciona um leve toque de brilho ao local e combina com cores claras. O semibrilho oferece um nível de brilho entre o acetinado e o brilhante, ideal para ambientes como cozinhas e banheiros, pois são locais com umidade e lavados com frequência. Já a tinta com acabamento brilhante não é muito indicada para paredes ou tetos, pois pode acentuar os defeitos e imperfeições nessas áreas. Esse tipo de acabamento é muito utilizado em madeiras de janelas e portas. Apresenta fácil limpeza e muita resistência. Uma vantagem desse tipo de tinta é que, se aplicado em muitas camadas em intervalos de secagem, você pode conseguir um efeito próximo ao da laca para o material que for pintado, fornecendo ainda mais brilho e beleza.